​​Agende sua consulta


​Consultório 1:
Rua Barata Ribeiro, 237 - Cj 94 / 96  | Bela Vista | São Paulo SP | tel. 11 3262 4980 / 11 3237 3053
​Consultório 2: Rua Dona Adma Jafet, 91 | Bela Vista | São Paulo | tel. 11 3394 5007

A Doença Reumática • "Reumatismo"

 

O que é?

A Reumatologia é uma especialidade que estuda as doenças que tem em comum o comprometimento do aparelho músculo-esquelético (ossos, cartilagem, articulações, tendões, ligamentos, fáscias, músculos e as doenças do tecido conjuntivo).

O reumatologista é o médico especialista capacitado e treinado para identificar, diagnosticar e tratar as doenças do aparelho músculo-esquelético. Entretanto, não trata apenas as afecções desse sistema, pois as doenças reumáticas podem afetar órgãos diversos, como coração, rins, pulmões e pele. Portanto, o seu problema no pulmão ou pele pode, por exemplo, ter alguma causa reumática.

Os termos "reumatismo" ou "doença reumática” não são considerados nomes de doenças e portanto não devem ser encaradas como um diagnóstico. Nunca um paciente deve estar por satisfeito se passar por um médico e o mesmo disser que você está com um “reumatismo”. Nestes casos o médico reumatologista deve ser preferencialmente procurado.



Muitas dessas doenças são de evolução crônica e necessitam tratamento prolongado, mas a sua evolução e o prognóstico são muito variáveis. O dito popular que reumatismo é "doença de velho", está absolutamente errado, pois, acomete todas as idades, incluindo crianças e recém-nascidos.


O diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para uma boa evolução e prognóstico da doença, evitando complicações que podem incapacitar o paciente de forma definitiva. Por isso, a busca pelo médico reumatologista é recomendada.