
Doenças Reumáticas • Condrocalcinose
O que é?
É uma doença inflamatória causada pelo depósito de cristais de pirofosfato de cálcio em determinadas articulações. É conhecida também como pseudogota pois uma de suas manifestações clínicas lembra a gota aguda.
Afeta tipicamente pessoas na faixa etária acima dos 50 anos e a incidência tende a aumentar com a idade. Existem formas hereditárias, que acometem vários membros de uma mesma família.
Causa
Existe uma produção aumentada de pirofosfato na cartilagem em degeneração, ocorrendo maior concentração deste dentro da articulação e conseqüentemente favorecendo a formação e deposição de cristais, particularmente em meniscos e bainhas.
Na grande maioria dos casos aparece de forma isolada, sem doença metabólica associada, sendo considerada primária. Quando ocorre associação com doenças metabólicas como gota, hiperparatireoidismo, hipofosfatasia, hemocromatose, hipomagnesemia, hipotireoidismo ou ocronose é considerada secundária.
Manifestações Clínicas
As articulações comumente comprometidas são os joelhos (em 50-80% dos casos), punhos, tornozelos e ombros.
A pseudogota pode se apresentar de diversas formas, com manifestações articulares que sugerem outras doenças reumáticas:
• Pseudogota:
Esta forma ocorre em aproximadamente 25% dos casos, apresentando comprometimento inflamatório agudo de uma ou mais articulações nas crises. O joelho é a articulação mais comumente envolvida, seguida pelo punho, tornozelo, cotovelo, ombro e coxofemoral;
• Pseudoosteoartrite:
Nesta apresentação o comprometimento tem início lento e gradativo, afetando maior número de articulações. Aproximadamente 30% dos pacientes evoluem com esta forma, sendo uma das principais causas de osteoartrite secundária;
• Pseudoartrite reumatóide:
Em 5% dos casos, as manifestações articulares ocorrem com distribuição difusa e simétrica, embora com baixo grau de inflamação;
• Pseudoartropatia neuropática:
Alguns pacientes apresentam um quadro monoarticular (uma única articulação afetada) destrutivo grave, comumente observado nas articulações neuropáticas, embora não tenham anormalidades neurológicas;
• Forma assintomática:
Só existem achados radiológicos.
Diagnóstico
O diagnóstico é confirmado através dos raios-X simples, o qual apresenta alterações características da doença (calcificações dos meniscos, bainhas ou cápsulas articulares). A pesquisa do cristal de pirofosfato de cálcio no líquido sinovial, através da punção articular, durante as fases de inflamação ativa confirma de forma direta o diagnóstico.
Tratamento
O tratamento é sintomático utilizando AINEs (antiinflamatórios não esteroidais), e analgésicos. Ao contrário da gota, não existe nenhuma medicação capaz de remover os depósitos articulares de cristais. Em vários casos, a punção articular com retirada do líquido sinovial com ou sem infiltração com corticoesteróides é suficiente. Outras doenças osteometabólicas associadas como hiperparatireoidismo e gota devem ser controladas.
Agende sua consulta
Consultório 1: Rua Barata Ribeiro, 237 - Cj 94 / 96 | Bela Vista | São Paulo SP | tel. 11 3262 4980 / 11 3237 3053
Consultório 2: Rua Dona Adma Jafet, 91 | Bela Vista | São Paulo | tel. 11 3394 5007